Diretor do ONS acredita que ministro encontrará solução para débitos do GSF.

Diretor do ONS acredita que ministro encontrará solução para débitos do GSF.

10 de janeiro de 2019

Barata afirma que mercado não pode conviver com a inadimplência atual.

O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico, Luiz Eduardo Barata, disse ter certeza de que o novo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, vai achar uma saída para os débitos relacionados ao déficit de geração das usinas hidrelétricas. “Não há sistema que funcione com uma inadimplência de anos, que é o que está acontecendo no mercado de curto prazo”, ponderou Barata, que durante anos presidiu o conselho de administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica.

O executivo avaliou como positivos todos os pontos citados como prioridade na gestão do novo ministro, que falou em valorização das fontes renováveis, reestruturação do modelo comercial do setor elétrico e energia nuclear. Bento Albuquerque assumiu oficialmente o MME nesta quarta-feira, 2 de janeiro, após a cerimônia de transmissão de cargo.

Barata citou como um detalhe importante o fato de que Albuquerque vai estar bem assessorado, já que sua secretária executiva, Marisete Dadald, conhece o ministério como poucos. A secretária atuou na Assessoria Econômica do MME, na gestão de diferentes ministros. “Os grandes problemas do setor hoje eu diria a você que não são de abastecimento [de energia]. O abastecimento está assegurado. Os problemas hoje estão na área econômica, que é a área que a Marisete realmente conhece com profundidade.”

Fonte:http://canalenergia.com.br/noticias/53085873/diretor-do-ons-acredita-que-ministro-encontrara-solucao-para-debitos-do-gsf